A organização de eventos esportivos envolve uma série de detalhes e exige muito dos profissionais que atuam no ramo. Apesar de todos os esforços para que tudo saia perfeito, muitas vezes, aspectos importantes são deixados de lado.

O planejamento é — e sempre será — fundamental para não colocar em risco a realização de um evento e o sucesso do nosso trabalho. Assim, evitamos dores de cabeça e conseguimos solucionar os imprevistos que venham a surgir de forma mais rápida e tranquila.

Neste post, vamos apresentar quais são os 5 contratempos mais comuns em eventos esportivos e o que devemos fazer para escapar deles. Confira!

1. Falta de conhecimento sobre o esporte

Cabe aos organizadores entender o máximo possível a respeito da modalidade esportiva em um evento. É preciso fazer um trabalho de pesquisa e conversar com pessoas do ramo para conhecer um pouco sobre as regras, a linguagem, a história e como o mercado enxerga determinado esporte.

Essas informações podem ajudar a definir o tema e a decoração de um evento, por exemplo. Além disso, evitam possíveis gafes que poderiam arranhar a imagem profissional e comprometer o sucesso do nosso trabalho. Melhor se precaver, não é mesmo?

2. Escolha de um local inadequado

Seja em um ambiente aberto, seja em um espaço fechado, o sucesso dos eventos esportivos depende da escolha de um local adequado. Por isso, precisamos observar a infraestrutura e se ela comporta o público que esperamos receber. Lembre-se, ainda, de investigar se as normas sanitárias estão em dia.

3. Documentação incompleta

É fundamental providenciar os documentos exigidos antes do início de qualquer acontecimento. Um exemplo é o alvará de funcionamento emitido por órgãos públicos. Para evitar imprevistos indesejados e, até mesmo, o cancelamento do evento, o profissional responsável pela organização deve verificar se a documentação está completa.

4. Data ou período impróprios para realizar o evento

Como sabemos, grande parte dos eventos esportivos acontece em locais abertos. Nesse caso, é muito importante checar a previsão em diversas fontes e escolher uma data ou um período em que não haja variação climática. Assim, as chances de o acontecimento ser cancelado devido ao tempo serão menores.

5. Ausência de segurança e de equipes de saúde

As pessoas que participam de um evento precisam se sentir confortáveis e seguras para ter um bom desempenho ou aproveitar ao máximo o momento. Logo, a presença da Polícia Militar e de profissionais de segurança é fundamental para monitorar o ambiente e agir, se necessário for.

Da mesma forma, devemos solicitar equipes médicas devidamente equipadas com ambulatório para prestar socorro ao público que venha a passar mal ou, até mesmo, a sofrer acidentes. Lembre-se de que é obrigação dos organizadores possibilitar o atendimento emergencial durante o acontecimento.

E então, entendeu quais são os imprevistos mais comuns em eventos esportivos e o que fazer para se livrar deles? Para garantir o sucesso do seu trabalho e a satisfação do cliente, é essencial buscar por parceiros que possam oferecer todo o apoio necessário no decorrer da competição.

O que achou deste post? As dicas foram úteis? Aproveite, agora, e descubra quando você precisa contratar uma ambulância para eventos!