Apesar de todo cuidado e investimento em segurança, acidentes em eventos podem acontecer. Por esse motivo, é preciso estar preparado para qualquer imprevisto e montar uma estrutura capaz de realizar remoções e atendimentos emergenciais.

Neste post, vamos abordar os principais acidentes que podem ocorrer durante a realização de um evento e mostrar como a presença de ambulâncias e equipe médica é capaz de ajudar nessas situações.

Ficou interessado no assunto? Então, confira a seguir os principais acidentes em eventos!

1. Queimaduras

As queimaduras são exemplos de ocorrências que podem acometer tanto os participantes do evento como integrantes da equipe de produção. Instalações elétricas com defeito, utilização inapropriada de combustíveis, fontes de calor e até mesmo cigarro em locais impróprios leva a esse tipo de acidente.

Para evitá-los, é necessária uma série de medidas preventivas, como:

  • garantir a presença de extintores e outros instrumentos contra incêndio;
  • manter substâncias inflamáveis sob controle;
  • criar áreas exclusivas para fumantes;
  • isolar fontes geradoras de calor; e
  • seguir as normas de segurança estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros.

2. Cortes

Apesar de incomum para o público do evento, é possível a ocorrência de acidentes envolvendo cortes, inclusive com a equipe de produção que trabalha manipulando ferramentas e objetos cortantes.

Nesse caso, todo cuidado é necessário, e a prevenção é a melhor medida. Por isso, tome providências para que a equipe trabalhe apenas com ferramentas em bom estado e garanta que eles utilizem equipamentos de proteção como botas, luvas e capacetes.

Além disso, garanta que pessoas não autorizadas não tenham acesso a locais e a ferramentas com lâminas que possam causar cortes.

3. Quedas

As quedas também merecem atenção durante um evento. Elas podem ser ocasionadas por diversos motivos, seja pelo uso indevido de escadas, pouca iluminação, pisos molhados ou até mesmo pela falta de atenção da pessoa.

E isso não tira a gravidade do acidente, afinal, uma queda pode levar a ferimentos sérios que precisam de remoção emergencial. O ideal é prevenir: mantenha os pisos sempre secos, livres de líquidos ou outros resíduos que trazem riscos.

Além disso, garanta que o local tenha boa luminosidade, utilize revestimentos antiderrapantes, bem como sinalização que indique superfícies irregulares.

4. Choques elétricos

Assim como as queimaduras, os choques elétricos podem afetar tanto o público quanto colaboradores e ser causados por fios danificados, instalação errada ou sobrecarga de energia, por exemplo. Para evitar esse tipo de acidente, é preciso muita atenção e uma preocupação especial da equipe de produção, afinal, uma sobrecarga de energia pode atingir várias pessoas ao mesmo tempo.

A fim de prevenir esse tipo de incidente, garanta que a equipe responsável pelas instalações elétricas respeite as normas de segurança do Corpo de Bombeiros. Além disso, evite a realização de reparos sem desligar a energia geral e use tomadas que comportem a carga elétrica necessária.

5. Golpes

Por fim, outro exemplo de acidentes em eventos são os golpes. Eles podem ser causados por motivos diversos, mas os mais comuns são a pouca iluminação, problemas de organização ou até mesmo desatenção.

Para não ter problemas desse tipo, o melhor é investir em sinalização, manter os locais de grande fluxo livres para o trânsito de pessoas e garantir que o local esteja bem iluminado.

Como mostramos ao longo do texto, diversos tipos de imprevistos são passíveis de ocorrer durante um evento. Por essa razão, é indispensável a presença de uma ambulância de remoção para lidar com esses episódios e garantir atendimento médico às pessoas envolvidas o mais rápido possível.

Em qualquer um dos casos apresentados, a contratação de ambulância — seja para remoções ou para primeiros socorros — é fundamental e, muitas vezes, salva vidas.

Agora que você sabe quais os tipos de acidentes em eventos que podem acontecer, entre em contato com a Remoções Fadinis e veja como garantimos a segurança no seu evento!