Planejar um evento, mesmo que seja de médio ou pequeno porte, é uma tarefa complexa e cheia de detalhes. Entretanto, independentemente do grande número de itens que você precisa verificar, há um em especial que não pode ser deixado de lado em hipótese alguma.

Disponibilizar atendimento médico é fundamental, além de uma exigência legal. A presença de um enfermeiro para eventos garante a tranquilidade dos participantes e evita problemas para os organizadores. Interessado? Continue a ler o post.

Quando preciso contratar um enfermeiro para eventos?

Esse questionamento é bastante comum, mas tudo vai depender da legislação local. As cidades costumam apresentar exigências diferentes, por isso é importante que você procure se informar a respeito. Em regra, eventos com mais de mil pessoas necessitam de uma ambulância de prontidão. Feiras, shows, exposições, concursos e eventos abertos quase sempre precisarão de apoio médico.

Nesses casos é necessária a presença de, pelo menos, um médico, enfermeiro e motorista de ambulância. Mas, dependendo do tamanho do local, pode ser necessário um posto médico ou mais de um ponto de socorro emergencial.

Não descuide da legislação local. Caso contrário, você será penalizado com multas. Além disso, ocasionais acidentes comprometem a credibilidade do seu evento atual e de outros que queira fazer no futuro.

Quais as principais atribuições desses profissionais?

No caso de eventos públicos, é necessário que os profissionais tenham adequado treinamento em atendimento emergencial. Segundo a Portaria nº 2048/2002 do Ministério da Saúde, os enfermeiros para eventos, que atuam em unidades móveis pré-hospitalares, são os responsáveis pelo atendimento de enfermagem necessário para a reanimação e estabilização do paciente, tanto no local do evento quanto durante o transporte.

É necessária a habilitação para ações de enfermagem no atendimento pré-hospitalar móvel, conforme os termos da portaria supracitada. É relevante, além das ações assistenciais, a prestação de serviços administrativos e operacionais em sistemas de atendimento pré-hospitalar.

A equipe deverá supervisionar e avaliar todas as ações de enfermagem, executar as prescrições médicas, realizar os cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica a pacientes graves e com risco de vida e às gestantes, parturientes e recém-nascidos. Deve ainda conhecer os equipamentos e realizar manobras de extração manual de vítimas.

O que esperar de uma equipe de atendimento emergencial em eventos?

Geralmente o profissional vai até o paciente, realiza os primeiros socorros e então faz uma remoção simples. No caso de empresas terceirizadas, você deve se certificar de que elas oferecem o serviço de que você necessita. Algumas atuam apenas com a remoção simples, que é o que a legislação costuma exigir. Mas, se for algo com maior risco, pode ser necessário contratar uma UTI móvel.

Caso ocorra uma situação emergencial, acione a equipe contratada o mais rapidamente possível. É obrigação dos profissionais estarem de plantão e atenderem o chamado prontamente. Seja levando a ambulância até o local ou utilizando uma maca.

Se houver necessidade, contate as autoridades responsáveis por realizar um atendimento mais completo. O fundamental é fornecer todo o socorro necessário no menor tempo possível.

Contar com o serviço de enfermeiro para eventos cria um sentimento de segurança e credibilidade. Todos querem ter a certeza de que serão bem atendidos no caso de qualquer adversidade. Portanto, vá até a prefeitura da cidade em que pretende atuar e questione sobre a legislação vigente, assim como os prazos. Alguns locais pedem que tudo esteja resolvido com semanas de antecedência, sob pena de suspensão do evento.

Essas dicas foram úteis para você? Siga nossas páginas no Facebook e Linkedin e receba muitas outras informações para contribuir com o sucesso do seu evento.