A segurança deve ser prioritária em qualquer tipo de evento, não importa a sua natureza. Há alguns eventos que realmente envolvem mais riscos, como os shows de música. De qualquer modo, qualquer apresentação está sujeita a riscos e precisa de um planejamento que contemple um sistema avançado de segurança para os usuários do espaço.

Os eventos acadêmicos consistem em palestras, seminários e workshops. Muitas vezes, eles são realizados dentro da própria instituição de ensino. Em outras ocasiões, eles são efetuados em um espaço específico, como um centro de convenções.

Para garantir a segurança nesse tipo de evento, vamos dar algumas boas dicas! Acompanhe!

1. Providencie a licença

Essa parte burocrática nem sempre é bem compreendida pelos organizadores. Existem dois tipos de alvarás, o de funcionamento e o de autorização para eventos temporários, obtidos na prefeitura.

Para obter a autorização, é necessário mostrar alguns documentos, como contrato de locação e certificado da empresa de segurança contratada.

Sem a devida autorização, o evento pode ser cancelado e os responsáveis sofrerão penalidades, especialmente multas.

2. Faça uma vistoria no espaço

Independentemente de qual seja o local onde se realizará o evento acadêmico, é importante garantir a segurança dos usuários. É relevante que as entradas e as saídas de emergência existam e estejam livres.

Outro ponto a observar é se existem extintores e sinalizações, se a rede elétrica é adequada para o evento e outras questões relacionadas. O espaço deve ser ideal para receber a quantidade de usuários prevista.

Também é essencial verificar se o lugar está de acordo com as exigências do Corpo de Bombeiros e da prefeitura e se as certificações estão válidas.

3. Realize uma análise de riscos

Mesmo em se tratando de eventos acadêmicos, existem riscos envolvidos que podem ser de quatro tipos. Confira a seguir!

Técnicos

Estão relacionados, principalmente, a problemas nas instalações elétricas. Conferi-las com antecedência é importante para evitar surpresas desagradáveis.

Um eletricista confiável pode vistoriar as instalações para confirmar se elas estão realmente em ordem.

Humanos

Os riscos humanos envolvem o uso de drogas, a entrada de pessoas com armas, a prática de vandalismo e outras questões.

Naturais

São os riscos relacionados a fenômenos da natureza, como condições adversas do clima.

Alugar um gerador, por exemplo, é uma medida preventiva que evita que o evento termine antes do tempo devido à falta de energia elétrica.

Biológicos

As intoxicações alimentares são os riscos mais comuns em eventos. É importante contratar fornecedores confiáveis e armazenar com segurança os alimentos.

4. Contrate profissionais qualificados

É fundamental contratar uma equipe de segurança especializada. As empresas qualificadas ajudam a vistoriar e a administrar o espaço. Dessa forma, os usuários contarão com proteção integral.

Os profissionais apresentam conhecimentos e qualificações para garantir a segurança diante de sinistros. Um bom projeto de segurança deve ser elaborado previamente pela equipe responsável juntamente aos organizadores dos eventos acadêmicos.

O projeto envolve uma avaliação minuciosa do lugar e a identificação dos possíveis riscos, desde a montagem, passando pelo recebimento do público, até o encerramento. O projeto favorece uma projeção do evento e dispõe das operações necessárias à proteção de todos.

5. Defina as prioridades de segurança dos eventos acadêmicos

A segurança deve priorizar:

  • o controle de entrada e saída;
  • a manutenção da integridade física das pessoas;
  • o controle de armas e objetos de risco;
  • a contenção, caso aconteçam tumultos;
  • a retirada de pessoas que entraram sem convite ou ingresso;
  • a ajuda na evacuação do espaço, juntamente ao Corpo de Bombeiros, durante possíveis situações de emergência.

Vale ou não vale a pena otimizar os eventos acadêmicos, ao investir na segurança de todos os participantes com um bom projeto? Após a leitura deste texto, você já sabe as melhores dicas e o que deve priorizar.

Agora, convidamos você a contar com um bom parceiro para ajudar na segurança dos eventos: entre em contato conosco e veja os serviços oferecidos!