Durante o planejamento de um evento, é preciso estar atento a muitas questões que podem afetar diretamente a segurança e o sucesso das ações. Por isso, quando falamos em gerenciamento de riscos, é preciso estudar as melhores formas de administrar essa questão.

Pensando nisso, neste artigo, nós apresentamos as áreas de eventos com maior probabilidade de riscos, listando algumas dicas que podem ajudá-lo a gerenciar essas situações. Vamos conferir?

Invista em saúde e segurança

Um dos departamentos mais importantes e passíveis de imprevistos durante um evento é o setor de saúde e segurança. Para evitar crises, é fundamental estabelecer um plano eficiente de prevenção de danos, sempre tendo como base o cumprimento da legislação que regula esse assunto.

Além de contar com uma equipe de segurança qualificada e ter um espaço que não ofereça risco aos participantes, é importante estar atento à necessidade de contratação de uma equipe médica e de uma ambulância particular de acordo com a demanda do seu evento.

Faça a gestão de energia elétrica e de internet

Determinados recursos, como energia elétrica e conexão com a internet, são fatores que estão sujeitos a falhas e, por isso, exigem um planejamento antecipado para a criação de estratégias emergenciais ou um plano B de ação. 

Para diminuir as chances de risco, é importante investir na contratação de prestadores de serviço qualificados, que garantam a entrega desses itens de extrema necessidade para a realização de um evento. Além disso, é preciso pensar em soluções, como geradores de energia e conexões secundárias.

Evite o uso de sistemas de informática inadequados

Um sistema de computação e informática mal estruturado ou inadequado pode gerar inúmeros defeitos e riscos para um evento, como queda dos servidores, falhas de segurança cibernética, lentidão nos sistemas e, até mesmo, danos físicos nos equipamentos e componentes de armazenagem.

Para gerenciar esse tipo de risco, é fundamental contar com uma equipe especializada no assunto, sempre focando na contratação de uma agência com experiência e uma boa reputação no mercado de eventos.

Esteja atento às demandas de eventos externos

Se você estiver lidando com um evento externo, alguns fatores, como interrupção dos serviços públicos, catástrofes naturais e falta de segurança pública, podem interferir no sucesso das suas ações e gerar risco para os participantes.

Pensando nisso, é importante contar com uma equipe qualificada de segurança, desenvolver esquemas estratégicos para o controle das atividades e providenciar uma área coberta para ser usada em caso de chuva.

Tenha cuidado para não escolher um espaço inadequado

Por último, mas não menos importante, a escolha inadequada do espaço físico usado está entre os principais fatores de risco para o seu evento. Em alguns casos extremos, é necessário fazer uma mudança emergencial de local. Sendo assim, fique atento a todas as variáveis.

Para que a sua gestão de riscos seja realmente eficiente, é importante evitar erros comuns, como a falta de planejamento, comunicação, organização e, até mesmo, conhecimento sobre a realidade do evento. Por isso, fique atento!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre gerenciamento de riscos, confira nosso próximo artigo e descubra o que é necessário para fazer um evento com segurança.