Se você está organizando um evento, tenha em mente que, além do planejamento impecável e da execução de tarefas, implementar as medidas de segurança deve ser uma das principais ações.

Todo produtor que se preze, além de seguir as recomendações legais, deseja que seu público esteja seguro e resguardado em caso de imprevistos.

Por esse motivo, falaremos sobre a importância de organizar um evento com segurança e o que não pode faltar no planejamento para que tudo ocorra bem. Confira!

Importância do planejamento de segurança em evento

Quando se trata de eventos, seja qual for o tamanho do público, a segurança é peça fundamental na hora de fazer o planejamento.

Ao implementar medidas de proteção e prevenção de riscos, você garante o bem-estar, a saúde e a integridade dos participantes, além de não sofrer a ameaça de ter seu evento cancelado por falta de alvarás ou por não possuir equipamentos obrigatórios.

Mesmo que a organização esteja impecável e que tudo saia dentro do planejado, é possível se deparar com situações que necessitem de socorro médico.

Então, garanta que, além de alvarás, equipe de segurança, placas de sinalização e presença de extintores de incêndio, seu evento conte também com a prestação de serviço de ambulância no local.

Dicas para organizar um evento com segurança

Agora que você já sabe a importância de produzir um evento com segurança, confira as dicas que separamos para que nenhum detalhe fique de fora.

Faça um levantamento de riscos

Quando estamos idealizando alguma coisa é comum esperar que aconteça apenas o melhor, não é mesmo?

Mas, em se tratando de situações que envolvem muitas pessoas, como é o caso de eventos, a avaliação prévia de possíveis riscos e imprevistos deve ser feita sem falhas.

De acordo com o local de realização, seja externo ou interno, dá para ter ideia do que pode ou não comprometer a execução e, até mesmo, a segurança dos participantes.

Esse tipo de levantamento é importante porque com ele é possível criar medidas preventivas e estar preparado para qualquer eventualidade.

Escolha bem a equipe de segurança

Caso o local contratado não possua equipe de segurança, contrate uma. Dê preferência para profissionais com experiência em eventos. Desse modo, você não precisa se preocupar se eles possuem ou não as características específicas para esse tipo de trabalho.

Obtenha as autorizações e licenças legais

Consulte os órgãos responsáveis pela fiscalização e pela emissão de autorizações para a realização do tipo de evento que está sendo produzido. Estar com a documentação correta em mãos evita o cancelamento do evento e garante aos participantes que ele está de acordo com a lei.

Os documentos vão depender de cada órgão ou estado, mas geralmente os mais comuns são:

  • alvará de funcionamento temporário;
  • Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
  • liberação de órgãos como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros;
  • laudo técnico de segurança;
  • termo de responsabilidade assinado.

Conte com serviço de ambulância no local

A presença de ambulância e de equipe de atendimento garante que, em caso de acidente ou problemas de saúde, as pessoas sejam atendidas no local e transferidas para serviços hospitalares com rapidez e segurança.

A Portaria nº 1.139 de 10 de junho de 2013 do Ministério da Saúde traz a regulamentação e os critérios para a cobertura de saúde em eventos de grande porte. No entanto, não importa a dimensão do acontecimento, pois a segurança e a saúde das pessoas devem sempre vir em primeiro lugar.

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