Quando o assunto é produção de eventos, um dos fatores que merecem atenção especial é, sem dúvidas, sua segurança. É muito importante que os organizadores escolham um bom local, invistam em uma estrutura e em uma decoração impecáveis e contratem as melhores atrações. No entanto, se as pessoas não estiverem seguras, nada disso importa.

É por essa razão que organizar a segurança em eventos deve ser uma das prioridades. Sem contar que, além de garantir que ninguém será colocado em situações de risco e prevenir acidentes, investir na proteção das pessoas é uma forma também de fidelizá-las, afinal, todo mundo quer se sentir protegido.

Pensando nisso, trouxemos, neste texto, algumas dicas que vão ajudá-lo a organizar a segurança do seu evento e assegurar que ele será um sucesso. Não deixe de ler!

Entenda por que a segurança em eventos é tão importante

A segurança em eventos é importante porque previne acidentes e mantém a equipe preparada em caso de imprevistos. Isso porque sabemos que, por mais que a produção tenha feito um excelente trabalho, é preciso estar atento a qualquer eventualidade.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a imagem da empresa, que pode ser vista de forma positiva ou negativa, a depender das ações de segurança implementadas pela equipe de produção.

Confira dicas para organizar a segurança e evitar riscos

Agora que você já sabe que segurança deve vir em primeiro lugar, veja algumas providências imprescindíveis para que seu público sinta-se seguro.

Analise cuidadosamente o local

Verifique se o local tem capacidade para o público pretendido. Esse detalhe não deve ser negligenciado, pois um espaço apertado pode colocar as pessoas em risco, além de ser muito desconfortável.

A infraestrutura também deve ser vistoriada, assim como a presença de extintores de incêndio, saídas de emergência e outras sinalizações importantes. Veja também se o espaço cumpre as exigências de segurança do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura, que são obrigatórias para a realização de festas e eventos.

Contrate ambulâncias e assistência médica

Um evento seguro não se restringe apenas à presença de uma equipe de seguranças e policiais. A saúde dos participantes também é uma medida de proteção que não pode ser deixada de lado.

Desse modo, garanta que o evento conte com equipes de emergências médicas e a presença de ambulâncias no local. Sabemos que, nessas ocasiões, há possibilidade de quedas, mal-estar, cortes, ataques cardíacos e outros acidentes. Nesses casos, um primeiro atendimento pode salvar vidas!

O tamanho da equipe e a quantidade de ambulâncias dependerão da dimensão do evento e de sua duração. O importante é que a prestação de serviços de saúde e remoções seja garantida.

Planeje o transporte das pessoas

Se houver necessidade de transporte de pessoas para o local do evento, é necessário planejar cuidadosamente a segurança delas. Contrate uma empresa de confiança e que disponibilize veículos em boas condições e com autorização em dia para circular. Lembre-se de que a integridade física dessas pessoas está sob sua responsabilidade.

Contrate uma empresa de segurança especializada

Apesar de parecer um gasto a mais, contratar uma empresa especializada é um reforço para garantir a segurança do público. Além de terem pessoal qualificado e experiente para lidar com eventos de todo tipo, essas empresas também costumam disponibilizar equipamentos que podem ser úteis, como detectores de metal, alarmes, câmeras, rádios de comunicação e outros.

Mas atenção: antes de contratar, verifique se a empresa tem o certificado emitido pela Polícia Federal e se dispõe de experiência em eventos.

Percebeu como a segurança em eventos não pode ser negligenciada? Com as medidas que apresentamos neste texto, você vai garantir que as pessoas se sintam protegidas e estará preparado para qualquer incidente.

Quer saber mais sobre segurança em eventos? Então, entre em contato com a Remoções Fadinis e conheça nossas soluções para a organização do seu evento!